2013- Penalty (third)

Ano - 2013

Marca - Penalty

Detalhe – Fez a estreia no jogo contra o Criciuma (vitoria de 3x2), dia 27/07 pela 9 rodada do Campeonato Brasileiro, em Sao Januario. O "uniforme raízes", como foi chamado no site oficial cruz-maltino foi lançado no último dia 19 e faz uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama e a suas conquistas, além de reproduzir na sua parte interna a carta enviada ao rei de Portugal em 1498. E até o patrocinador master se adaptou ao modelo retrô, que estampou a marca da Caixa Econômica Federal com letras como se fossem escritas à caneta. Neste jogo foi estampada ainda nas mangas o logo da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).
O texto de apresentação da nova camisa nº 3 do Vasco é um trecho do livro "Décadas da Ásia" (volume I, livro IV, capítulo I), de 1552, do historiador português João de Barros. A obra narra os Descobrimentos Portugueses. “Eu, Vasco da Gama, que ora por mando de vós, mui alto e muito poderoso rei, meu senhor, vou descobrir os mares e terras do oriente da índia, juro em o sinal desta cruz, em que ponho as mãos, que por serviço de Deus é vosso, eu ponha hasteada e não dobrada ante a vista de mouros, gentios, e de todo género de povo onde eu for, e que por todos os perigos de água, fogo e ferro, sempre a guarde e defenda até à morte. E assim juro que na execução e obra deste descobrimento que vós, meu rei e senhor, me mandais fazer com toda fé, lealdade, vigia, e diligência eu vos sirva, guardando e cumprindo vossos regimentos que para isso me forem dados, até tornar onde ora estou ante a presença de vossa real alteza, mediante a graça de Deus em cujo serviço me enviais.”

Os jogos:

27/07 (9) - Vasco 3x1 Criciuma (Juninho, Rafael Vaz e Edimilson) n. pequeno na frente do lado esquerdo

04/08 (11) - Vasco 2x3 Botafogo (Andre 2)

08/09 (19) - Vasco 0x0 Atletico PR

01/12 (37) - Vasco 2x0 Nautico (Edmilson e Bernado) Vasco Divida Zero